Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Édipo

 Um semideus muito famoso, pois matou a esfinge, seu pai e se casou com a sua mãe. A história de Édipo começa quando seu pai de nome Laio, consultou o Oráculo de Delfos e o espirito lhe disse a profecia que seu filho iria mata-lo e desposar sua mãe. Acreditando nas palavras sobre a maldição que foram ditas pelo Oráculo de Delfos, ele abandona o filho no Monte Citerão pregando seus pés com o objetivo de deixa-lo morrer.
 Mais tarde Édipo foi encontrado por um pastor que cuidará dele e batizou a criança de Edipodos que significa o de "pés furados". Mais tarde sendo adotado pelo rei de Corinto e retornou a Delfos.
 O Oráculo de Delfos avisou-lhe da mesma forma que avisará a Laio, que ele mataria seu pai e desposaria sua mãe. Imaginando ser seus pais adotivos ele foge de Corinto, no caminho cruzou com um homem, este homem era Laio e pedia para Édipo sair de sua frente, Édipo recusou e matou Laio sem saber que era seu pai utilizando como arma um pedaço de pau.
 Ele seguindo seu caminho matou a Esfinge que aterrorizava Tebas, e após isso seguiu para sua cidade natal e se casou (por acaso) com sua mãe com quem teve quatro filhos. Ocorreu uma peste e ele foi até o oráculo para ter uma consulta, por essa ocasião Jocasta e Édipo descobrem que são mãe e filho. Jocasta se suicida e Édipo furou seus olhos porque foi tão cego ao ponto de reconhecer sua mãe. Quando saiu do palácio ele é avisado por Corifeu que não era mais rei de Tebas, e ele pede para ser exilado e ainda pede para que Creonte cuide de suas duas filhas como suas.

Dionisio

 O deus grego do vinho, insânia, das festas mas sobretudo o deus da intoxicação criada pela bebida. Ele é filho de  Zeus e Semele, portanto ele era o único deus grego que era filho de um deus com uma mortal isso faz dele um deus atípico.

 Uma das teorias sobre o nascimento do deus Dionísio foi assim, Cadmo e  a filha de Ares com Afrodite chamada de Harmonia se casaram e assim tiveram vários filhos estes foram Autônoe, Ino, Agave, Polidoro e Seleme a mãe de Dionísio.

 Zeus engravidou Seleme, Zeus disse a Seleme que está podia pedir qualquer desejo que fosse. Hera ao descobrir que Seleme teria um filho de Zeus a enganou dizendo para pedir a Zeus para mostrar sua forma real e divina, Seleme pediu isso a Zeus que o fez, sem poder recusar Zeus aparece com sua carruagem de raios e trovoes e Seleme morre de  susto. Zeus pegou seu filho prematuro de seis meses e o criou em sua coxa, as irmãs de Seleme disseram que ela tinha engravidado de um mortal e assim acusando Zeus de te-la assassinado.

 Quando Dionisio nasceu da coxa de Zeus, Zeus lhe entregou a Hermes que entregou Dionisio a Ino e seu marido Atamante, ordenando que Dionisio fosse criado como uma menina, porém, Hera fez Atamante enlouquecer e matar seu próprio filho, Laerco e em seguida seu outro filho Melicertes, após ter matado Melicertes ele se jogou ao mar com o corpo do filho morto.

 Porém, Zeus enganou Hera transformando Dionisio em um menino e entregando as ninfas  que viviam em Nisa , a ninfas ganharam como premio em serem transformadas em estrelas chamadas de Híades.

Dice

 Era filha de Zeus e Têmis, simbolizava a deusa dos julgamentos e da justiça além de ser a vingadora das violações de leis sobre os quais a praticam.
 Era também uma das Horas. Erguia uma espada representando a força inquestionável do direito. E na mão esquerda possuía uma balança de duas bandejas que representava a  igualdade representada pelo direito, sem que o fiel esteja no meio. O fiel só vai para o meio após a realização da justiça (o equilíbrio).
 Na mitologia grega é sempre representada com a  espada e a balança e de olhos aberto, porém, na mitologia romana ela é representada de olhos vendados e ainda usando uma espada desembainhada e uma balança de pratos.













                        

Ciclopes

 Eram seres mitológicos que possuíam somente um olho no meio de suas testas e que normalmente eram filhos de Poseidon com alguma ninfa ou outro espirito da natureza. Um ciclope bastante citado nas histórias foi Polifemo que era filho de Poseidon com a ninfa Teosa. A fama que foi adquirida por Polifemo nas histórias se deve  ao fato de Ulisses ter desembarcado em sua ilha, chamada de Hypereia. Alguns outros desses seres eram auxiliares de Hefesto em forjar os raios de Zeus, Poseidon recebeu seu poderoso tridente que era capaz de causar terríveis tempestades, Hades recebeu seu Elmo do Terror que lhe dava invisibilidade, todos eram forjados pelos ciclopes de Hefesto. Os ciclopes que habitavam a parte sudeste da Sicilia (Hypereia) eram dados como pastores fora de qualquer tipo de regra ou lei, eles invadiam fazendas e pastos quando procuravam por comida, os ciclopes desda região em algumas situações comiam até mesmo carne humana.

Centauros

Os centauros eram seres com o corpo de um humano normal da cintura para cima já da cintura para baixo eles possuíam corpo de cavalo. Os centauros podem ser divididos em duas famílias;

Os filhos de Ixion e Nefele que simbolizavam a força bruta. Viviam na Tessália e comiam carne crua. A histórias começa quando Ixion planejava ter filhos com Hera porém Zeus sabendo deste desejo de Ixion, modelou uma nuvem com enorme semelhança com Hera, a nuvem recebeu o nome de Nefele a qual Ixion teve seus filhos chamados de Ixiónidas.

Os filhos de Filira e Cronos, entre os vários filhos o mais culto e centrado era Quiron que foi o treinador de Hércules e de vários outros semideuses.

Eles possuem grande fama por sua enorme luta contra os Lápitas, que foi ocasionada pelo rapto de Hipodâmia no dia de sua boda com Pirítoo. Várias cenas de batalhas desse conflito estão esculpidas no Partenão.

Atena

 A deusa grega da guerra, da estrategia, da justiça e da sabedoria. A versão que mais é aceita é que  Atena é filha de Zeus, também era imbatível em batalha por isso até mesmo Ares (O deus da guerra selvagem) não conseguia lutar com Atena. Foi padroeira de várias cidades gregas e protetora especialmente da cidade de Atenas a qual o nome foi baseado na deusa e de toda  a Ática. Protegeu também vários semideuses, suas esculturas foram muito usadas pelos gregos e tinham enorme influencia quando se dizia sobre justiça e sabedoria. O simbolo de Atena era a coruja tanto até que os navios de guerra da cidade  de Atenas possuíam velas com corujas nelas.

Ares

 Era filho de Zeus e Hera e embora muitas vezes seja tratado como deus da guerra ele é mais exatamente o deus da guerra selvagem, enquanto Atena era além de deusa da inteligencia a deusa da estratégia da guerra, já Ares era o deus das coisas imprevisíveis da guerra. Os animais que se alimentavam dos corpos dos derrotados em batalha eram sagrados para Ares. Outros animais sagrados para  Ares eram a coruja o pica-pau, o bubo e especialmente o abutre. Os pássaros de Ares eram pássaros que lançavam penas em forma de dardos, eram feitos cerimonias a  Ares normalmente antes de batalhas para pedir sua  ajuda no embate. Deimos e Phobos eram seus companheiros na batalha. Alguns de  seus filhos são Deimos, Anteros, Eros, Harmonia, Phobos, etc.

Ato de Navegação

 O Ato de Navegação foi feito por Olliver Cronwell, tendo por objetivo acabar com o monopólio maritimo da Holanda.

 O Ato de Navegação consistia que todo produto comercial que fosse transportado a países europeus via mar deveria ser feito o percusso por um navio pertencente a Inglaterra ou dos país de origem do produto exportado. A razão por ser criada essa lei foi principalmente a de eliminar a concorrência. Oque ocorria era que a Holanda estava conquistando um patamar alto no comércio marítimo graças ao uso das suas embarcações para serem levados e trazidos suprimentos do Novo Mundo. O poderio naval holandês era tanto que poderia alcançar qualquer lugar de todo o planeta, e claro que com isso ganhava muito lucro claramente reconhecido na capital da Holanda de nome Amsterdã, que várias vezes era representada como capital das finanças e sem citar que a Holanda era  a maior potencia mundial.

 A Inglaterra também era um país em plena formação. Portugal e Espanha foram os primeiros a lançarem seus recursos ao mar, porém, não administraram bem os recursos encontrados e ficaram a merce de outros países. Por outro lado os britânicos desenvolveram  suas frotas marítimas de modo que estivesse forte tanto em características bélicas e características comerciais. Quanto aos recursos encontrados no Novo Mundo foram muito bem usados para o fortalecimento britânico. A Inglaterra se fortalecia principalmente pelo comércio internacional que alcançava idealismo em várias partes do mundo.

 Obviamente os britânicos e os holandeses tiveram um choque, veja bem, tinham interesse igual e ganhavam  seu poder do mesmo jeito e além dos britânicos serem os únicos capazes de desafiar os holandeses e foi ai que houve o choque.

 No ano de 1651, Olliver Cronwell tendo o governo em mão decretou o Ato de Navegação e alguns anos depois foi também dito que o capitão de um terço da tripulação dos navios que transportariam os produtos deveriam ser de origem britânica.

 A reação da criação dessa nova lei teve seu processo rápido. Muitos países não concordaram mas tiveram que ceder pois não tinham poder para revidar. Foi então que o único país com poder para revidar o fez. A Holanda declarou guerra a Inglaterra que duraria desde  1652 a 1654 com a vitória da Inglaterra que assim seria coroada vencedora.

 A Inglaterra graças a sua vitória teve maior industrialização, portanto, nem necessitou mais tarde dessa lei.

Bloqueio Continental

O Bloqueio Continental foi um decreto feito por Napoleão Bonaparte na data de 21 de Novembro de 1806. O decreto consistia em fechar as transações comerciais com a Irlanda e a Grã-Bretanha. Todos os países que estavam sob o poder do Império da França deveriam obedecer as regras citadas no decreto. O real objetivo de Napoleão era uma tentativa de sufocar o poder comercial da Inglaterra que detinha grande poder na área têxtil, oque mais tarde a levaria a ser o primeiro país a sofrer a Revolução Industrial.

 Voltando o assunto. Napoleão usou o argumento da violação que o Bloqueio Continental seria uma represália contra o fechamento dos portos do Reino Unido para os navios pertencentes ao Império Frances. Porém para  a total eficácia do plano de sufocamento da Inglaterra, Napoleão precisava que todos os países da Europa aceitassem a proposta. Os únicos países que possuíam portos na região e ainda não haviam aceitado a proposta foram os impérios russo, austríaco e português.
 Um tratado de nome Tilsit foi feito assim a Russia aderindo a proposta. Portanto, agora somente o extremo Oeste restava para aceitar a proposta. E era exatamente aonde ficavam os portos portugueses. Portugal se recusou a aderir o plano, pois era totalmente dependente da Inglaterra, porém os portugueses não haviam como enfrentar Napoleão.

 Pois então houve a reação britânica, houveram ordens para a marinha real que graças as ordens receberam permissão para assaltar os navios que pertenciam aos países que aderiram ao Bloqueio Continental. Era tudo esquematizado, a mercadoria transportada nos navios era roubada e o navio quando capturado era vendido.

 Foi então que a França deu seu ultimato. Ou D. João rompia com a Inglaterra ou Portugal seria atacada pelas tropas napoleônicas. A Inglaterra ofereceu ajuda a Família Real Portuguesa e pressionou D. João para que fosse até sua colonia fazendo de lá seu abrigo.

O Bloqueio Continental fez com que a reputação de Napoleão fosse manchada fazendo assim a mal visão do bloqueio pelas nações "aliadas".

Crise dos Misseis em Cuba

 1959, Cuba estava tendo fortes relações com os sovieticos, assim comprando armamento e tudo mais que os comunistas poderiam oferecer, foi nesse mesmo ano que os EUA encontraram misseis nucleares de origem sovietica em Cuba. O pais estava cercado por tropas americanas, temendo o pior, os EUA, recuaram. Foi somente em 1962 que a Russia deu uma resposta, seu lider na época era Kruchev, que retirou seus misseis, mas é claro assinando um tratado com os EUA que os assuntos internos entre Ex-URSS e Cuba não seriam perturbados, em troca os misseis seriam retirados e a Russia nao construiria uma base nuclear na região.

 Foi nesse contesto que Cuba se isolou pois, como os EUA nao podiam intervir na economia de Cuba ele achou um método muito mais eficaz, manter Cuba sobre um isolamento diplomático e economico.

Napalm

 O Napalm é um conjunto de componente inflamáveis que possui como base a gasolina gelificada, e tem como resultado não um elemento inflamável liquido mas sim um gel espesso e mortal. Sua criação foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, seu objetivo era militar, o ano era de 1942 e toda descoberta que auxiliasse os aliados contra a onda Nazista na Europa e os ataques japoneses no Pacifico era bem vinda.
 O uso do Napalm se estendeu além dos lança-chamas da Segunda Guerra Mundial, era uma arma bem planejada e podia ser utilizada desde lança-chamas presos as costas de um soldado (que as vezes tinha o azar de levar um tiro e explodir) até aviões.
 Os americanos o usaram na Segunda Guerra Mundial, na guerra da Coréia e no Vietnã, até ser proibido o seu uso.

Guerra da Coreia

 Ano de 1950, as divergências entre os dois pólos que foram criados automaticamente após a segunda guerra mundial aumentavam, a Rússia  e os Estados Unidos, lutavam numa guerra indirecta na qual a produção de armas mais poderosas era mais importante que a população desses ambos países.
  A Coreia do Norte, sofrendo influencia da Rússia comprava armamentos e lutava contra a Coreia do Sul (Anteriormente a Coreia era unificada) que sofria influencia americana. Foi nesse mesmo ano que um grande ataque aconteceu. Os norte-coreanos invadiram a parte sul da Coreia que foi defendida pela ONU que mantinha tropas que eram formadas principalmente por soldados norte-americanos, o ataque foi repelido e os norte-coreanos recuaram, a ONU atacou a Coreia do Norte como resposta. A China saiu em socorro da Coreia do Norte obrigando a ONU a recuar
  Os conflitos se estenderam por 3 anos até que foi assinado um acordo no qual as duas coréias iriam ser separadas e não haveria mais conflito. Até os dias atuais as coreias vivem sobre tensão de combate, a todo momento vemos noticiários informando teste de armamento nuclear na Coreia do norte que acaba provocando desespero e raiva na coréia do sul que tem regime capitalista atualmente, exatamente ao contrário do regime comunista da Coréia do Norte.