Translate

Guerra de Trincheiras

 A Guerra de Trincheiras foi um dos períodos que ocorreram durante a Primeira Guerra Mundial.

No final do século XIX várias novas potencias se formaram na Europa. Está expansão estava totalmente ligada ao comércio, portanto, precisavam de mercado consumidor e de uma fonte de recursos para sustentar a enorme produção. Essa fase ficou conhecida como a Expansão Capitalismo Imperialista, que consistia que os países mais poderosos tanto economicamente tanto na área da industria buscavam os recursos e o mercado consumidor que necessitavam e lucravam com isso. Porém nesta época somente alguns países da Europa e o Estados Unidos eram estes países citados como poderosos. Mais tarde outros países da Europa tentaram adentrar neste tipo de comércio oque deixou o mercado da Europa em enorme instabilidade.

 Foi então rompida a paz. Houve a declaração da Primeira Guerra Mundial que seguiam principalmente os interesses italianos e alemães que entraram mais tardiamente no Capitalismo. A Alemanha evoluiu rapidamente seu poder militar, e foi logo adentrando nos territórios de seu interesse e montando suas bases, no começo foi muito usada a infantaria com o apoio da cavalaria e peças móveis de artilharia. Este período ficou conhecido como Guerra de Movimento.

 Depois de um tempo, as trincheiras começaram a ser utilizadas na estratégia de guerra, portanto, graças a esta nova estratégia os poderios que insistiam no deslocamento tiveram várias perdas. Quase nada adiantava para romper uma defesa baseada nas trincheiras que possuíam arame farpado e metralhadoras para defende-los, foram usados gás, bombas, granadas, porém era tudo inútil, qualquer soldado de infantaria que tentava passar por uma era massacrado.

 As trincheiras já eram conhecidas porém foi somente na Primeira Guerra Mundial que foram usadas mais efetivamente, com o impulso da invenção da metralhadora que diferentemente dos rifles da época poderiam lançar um numero enorme de tiros. As trincheiras eram cavadas pelos soldados em guerra e possuíam cerca de 2,5m de fundura e 2m de largura por aonde os combatentes se moviam. Em suas partes superiores haviam sacos de areia que defendiam os combatentes de tiros e estilhaços de bombas. Logo após os sacos de areia eram localizados arames farpados que as vezes eram eletrificados assim impedindo a aproximação inimiga. As trincheiras tinham tal fundura que era impossível possuir um campo de visão por dentro delas, portanto, haviam elevações nas trincheiras que faziam com que os soldados tivessem um campo de visão e acesso as metralhadoras.

 Essa fase foi a mais sangrenta por isso foi marcada na Primeira Guerra Mundial. Os soldados ficavam meses circulando somente por tuneis interligados a proteção de soldados, apesar de proteger contra tiros de rifles e metralhadoras, não possuíam muito poder quanto a projeteis explosivos de artilharia. As condições de vida dentro dos tuneis eram horríveis. Quando faziam as tais próximas ao mar acabavam encontrando água no processo oque faziam eles lutarem comerem e até mesmo dormirem na lama, e o cheiro era citado como horrível por causa dos corpos de combatentes detidos em combate que não poderiam de descartados assim ficando em estado de decomposição. Oque fazia crer se muitos não morressem pelas forças inimigas morreriam pelas doenças.

 Entre as trincheiras haviam um espaço de aproximadamente 200m que haviam enormes números de soldados mortos e alguns esperando socorro, porém somente poderiam ser socorridos anoite e a maioria não resistia aos ferimentos e morriam muito antes da noite. A alimentação era a abasse de enlatados e biscoitos. Somente uma unica vez ocorreu um cessar fogo, foi quando houve o primeiro Natal após a declaração da guerra, que os soldados sairam das trincheiras e se cumprimentaram, oque é bem relatado no filme Feliz Natal.

 Não foi pelas trincheiras que foi ganha a guerra porem foi por tanques soldados e aviões que conseguiram vencer a Alemanha porém as trincheiras somente serviram para aumentar o sofrimentos dos soldados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.