Translate

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Guerra de Secessão

Também conhecida como Guerra Civil Americana foi um conflito que durou de 1861 a 1865, a guerra aconteceu em solo americano e foi o conflito que mais custou vidas americanas tantos civis como militares, foi provavelmente o maior conflito em questão de repercussão do século, apesar de toda a violência que houve durante o combate, a guerra acabou trazendo inovações que hoje vem sendo usadas de maneira indireta.

Estados Confederados-Estados Unidos Americanos

Desde a colonização inglesa as colonias norte-americanas foram separadas por uma linha imaginária, ao Norte ficavam as colonias que não podiam produzir produtos diferentes dos produzidos na Europa e assim não daria lucro algum para a coroa inglesa, portanto as colonias do norte foram desde o inicio ignoradas pela coroa.
Já o Sul era diferente, uma grande massa latifundiária ali vivia, uma enorme produção de algodão que era levada ao Reino Unido e usada para a grandiosa e respeitável industria têxtil britânica que necessitava tanto desse vital material, por esse motivo as colonias ao Sul que possuíam clima favorável a produção de algodão tinham como mão de obra escravos que eram trazidos da Africa até mercados de escravos nas colonias.
O Norte era diversificado produzindo todo tipo de cultura e criaram uma certa independência da Coroa Britânica tendo a vantagem de escolher com quem faria negócios e a atividade comercial se tornava cada vez maior na região, com o tempo a produção diversificada faria com que o Norte tivesse maior produção industrial, diferentemente do Sul que estabelecia um relação dependente com a Inglaterra, e por sua vez tendo somente o algodão como fonte de renda.
A Inglaterra começou a perceber a relação independente que o Norte havia criado com as colonias hispânicas entre outras colonias, isso fez com que os impostos fossem aumentados tanto no Sul quanto no Norte, ao criar essa pressão as colonias entraram em revolução causando diretamente a Guerra de Independência Americana.
Após a revolução terminar quase anda mudou, o Sul ainda sofria forte influencia do Reino Unido e o Norte estava sempre na frente do Sul.
Causas 
A partir do inicio do Século 19 a migração e industrialização da parte Norte acabou ficando muito grande e isso acarretou numa evolução fora do normal e crescimento econômico assustador. No ano de 1860 um nome abolicionista acabou assumindo a presidência este nome era Abraham Lincoln, as pressões politicas somente aumentavam entre as antigas 13 colonias. Ainda existia escravidão em alguns estados enquanto outros estados já haviam abolido a escravatura. Era literalmente uma "Casa Dividida" e foi assim que A.Lincoln acabou denominando. 
Foi em 4 de Março de 1861 que a guerra foi iniciada antes do então presidente realmente assumir, 11 estados que permitiam a escravatura criaram um novo pais, os Estados Confederados da America, que se encontrava sobre a presidência de Jefferson Davis. Eles atacaram primeiramente o Forte Sumter que pertencia a União, ao toma-lo a União reagiu mostrando aos confederados que havia declarado a guerra.
Evolução Armamentista
De toda a evolução que aconteceu durante a guerra teve um destaque na área bélica, o Norte que possuía mais capacidade industrial podia produzir mais armas e assim o fez fazendo até mesmo mudanças nas armas, criando provavelmente a melhor arma na época, o Rifle de Repetição Winchester de 7 tiros. Sua popularidade foi tanta que os soldados confederados falavam que os soldados da União tinham que recarregar somente uma vez por semana e depois tinha munição para toda a semana, após essa evolução foram criadas armas que se assemelham ao funcionamento de uma metralhadora atual. Entre outras varias evoluções.
Fim e consequências
Já no ano de 1864 já era visível a derrota da Confederação, mas foi somente em 1865 que houve a total rendição confederada e pôs fim a guerra, suas consequências são vistas até o dia de hoje, como por exemplo que após o fim da guerra todos os estados do então Estados Unidos da América foram abolidos da escravatura e houve uma enorme crise em estados que pertenciam a confederação durante a guerra, e um grande aumento industrial e econômico nos estados da União, esse provavelmente foi um dos conflitos mais importantes da segunda metade do milênio passado. O confronto pode ter sido um grande causador da enorme segunda revolução industrial que aconteceria pouco depois do fim do conflito.