O Bloqueio Continental foi um decreto feito por Napoleão Bonaparte na data de 21 de Novembro de 1806. O decreto consistia em fechar as transações comerciais com a Irlanda e a Grã-Bretanha. Todos os países que estavam sob o poder do Império da França deveriam obedecer as regras citadas no decreto. O real objetivo de Napoleão era uma tentativa de sufocar o poder comercial da Inglaterra que detinha grande poder na área têxtil, oque mais tarde a levaria a ser o primeiro país a sofrer a Revolução Industrial.
Voltando o assunto. Napoleão usou o argumento da violação que o Bloqueio Continental seria uma represália contra o fechamento dos portos do Reino Unido para os navios pertencentes ao Império Frances. Porém para a total eficácia do plano de sufocamento da Inglaterra, Napoleão precisava que todos os países da Europa aceitassem a proposta. Os únicos países que possuíam portos na região e ainda não haviam aceitado a proposta foram os impérios russo, austríaco e português.
Um tratado de nome Tilsit foi feito assim a Russia aderindo a proposta. Portanto, agora somente o extremo Oeste restava para aceitar a proposta. E era exatamente aonde ficavam os portos portugueses. Portugal se recusou a aderir o plano, pois era totalmente dependente da Inglaterra, porém os portugueses não haviam como enfrentar Napoleão.
Pois então houve a reação britânica, houveram ordens para a marinha real que graças as ordens receberam permissão para assaltar os navios que pertenciam aos países que aderiram ao Bloqueio Continental. Era tudo esquematizado, a mercadoria transportada nos navios era roubada e o navio quando capturado era vendido.
Foi então que a França deu seu ultimato. Ou D. João rompia com a Inglaterra ou Portugal seria atacada pelas tropas napoleônicas. A Inglaterra ofereceu ajuda a Família Real Portuguesa e pressionou D. João para que fosse até sua colonia fazendo de lá seu abrigo.
O Bloqueio Continental fez com que a reputação de Napoleão fosse manchada fazendo assim a mal visão do bloqueio pelas nações "aliadas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.