Translate

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Édipo

 Um semideus muito famoso, pois matou a esfinge, seu pai e se casou com a sua mãe. A história de Édipo começa quando seu pai de nome Laio, consultou o Oráculo de Delfos e o espirito lhe disse a profecia que seu filho iria mata-lo e desposar sua mãe. Acreditando nas palavras sobre a maldição que foram ditas pelo Oráculo de Delfos, ele abandona o filho no Monte Citerão pregando seus pés com o objetivo de deixa-lo morrer.
 Mais tarde Édipo foi encontrado por um pastor que cuidará dele e batizou a criança de Edipodos que significa o de "pés furados". Mais tarde sendo adotado pelo rei de Corinto e retornou a Delfos.
 O Oráculo de Delfos avisou-lhe da mesma forma que avisará a Laio, que ele mataria seu pai e desposaria sua mãe. Imaginando ser seus pais adotivos ele foge de Corinto, no caminho cruzou com um homem, este homem era Laio e pedia para Édipo sair de sua frente, Édipo recusou e matou Laio sem saber que era seu pai utilizando como arma um pedaço de pau.
 Ele seguindo seu caminho matou a Esfinge que aterrorizava Tebas, e após isso seguiu para sua cidade natal e se casou (por acaso) com sua mãe com quem teve quatro filhos. Ocorreu uma peste e ele foi até o oráculo para ter uma consulta, por essa ocasião Jocasta e Édipo descobrem que são mãe e filho. Jocasta se suicida e Édipo furou seus olhos porque foi tão cego ao ponto de reconhecer sua mãe. Quando saiu do palácio ele é avisado por Corifeu que não era mais rei de Tebas, e ele pede para ser exilado e ainda pede para que Creonte cuide de suas duas filhas como suas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.